"POEMAS / CITAÇÕES"
“O IMPREVISTO”
O dúbio imprevisto em uma de suas faces,
de mansinho pega-nos de um jeito
que não sabemos evitá-lo.
São lágrimas ressequidas,e até então,
apodrecidas em nossa memória.
Uma sensação de impotência que invade nossa alma
sem qualquer cerimônia ou permissão.
Pai de todos nossos desconfortos,
o imprevisto não se limita por vezes em nos assustar.
Quer mais!
Cobra-nos sentimentos distantes
onde nosso coração não mais alcança.
Traz de volta saudades já superadas
e dores que há a muito não mais sentíamos.
Pouco importa se é tarde sombria ou noite estrelada.
Como pouco importa sua nova moradia.
Não tem limites em suas andanças à procura de novas caças.
Não há imprevisto para o já previsto
no destino de cada um de nós.
Atemoriza a alguns e fascina a outros .
O imprevisto, com seu misterioso desfecho ,
é a trágica dinâmica da vida !
Quando vejo -te e nossos olhares se misturam,
não sei qual é o meu... qual é o teu.
Olho-te, e tamanha é minha ternura por ti
que timidamente minha visão se turva,
meus sentidos se perdem ,
minha voz se cala sem nada dizer-te!
Carrego meu corpo adormecido, em meus próprios braços...
e deito-o em um quarto qualquer .
Pela manhã ,
extasiado por tantas lembranças tuas,
desperto- me, e meus lábios impunemente só conseguem soletrar :
c o v a r d e !
“ O TAMANHO DA SAUDADE "
Qual o tamanho de minha saudade ?
-É do tamanho dos abraços que não mais recebo,
-Dos beijos que se esconderam de mim,
-Dos carinhos que não mais se fazem presente nos meus dias,
-Das lembranças que compoem meus sonhos,
-Da dor sem começo,
que se anuncia antes de meu despertar.
Sinto-te ao meu lado, mas não tenho tua presença !
Que tamanho tem uma saudade?
-Tem o tamanho do desconhecido,
-A dimensão do incompreensível,
-Os pedaços de um amor impossível
e a presença de um corpo que não mais existe.
Qual o tamanho da minha realidade?
-É do volume de tí que não mais preenche meu coração vazio !
“NÃO MAIS”
Amei teus lábios,
Mas não pude beijá-los.
Desejei teu corpo,
Mas não pude tocá-lo.
Entregava-me às tuas palavras,
Mas fingia não escutá-las.
Amava teus olhos,
Mas preferia evitá-los.
Tanto imaginei entrelaçar nossas mãos !
Mas preferi esconder as minhas.
Tudo quis e nada fiz.
Tudo de ti que hoje posso e tanto queria ,
Está trancado em um coração
que tudo fez
O que não fiz...
mas deveria !
“DENTRO DE NÓS "
Estás tão próxima de mim e não te percebo
E, ao não te perceber, nego o amor que tanto procuro.
Estás tão próxima de mim e ignoro o tanto que a procuro para meus dias.
E, ao ignorar-te, mais sofro com este meu querer.
Estás tão próxima de mim e não percebo teu perfume no ar.
E ao não perceber o odor de teu corpo bailando sobre mim
Distancio-me ainda mais deste teu ventre que tanto desejo.
Estás tão próxima de mim e tão longe de minhas mãos...
E, assim, ao negar teu carinho,
Mais carente de ti meu coração se sente.
-Estou tão próxima de ti que não me percebes.
E, ao não me perceberes, negas o amor que tanto procuras.
Estou tão próxima de ti e ignoras o amor que tanto procuras para teus dias.
E, ao ignorá-lo, mais sofres com esta tua procura.
Estou tão próxima de ti e não percebes meu perfume no ar.
E, ao não perceberes o odor que baila por sobre teu corpo
Distancia-te ainda mais desta minha pele que tanto desejas.
Estou tão próxima de ti e tão distante de minhas mãos..
E, assim, ao negar-me teu carinho,
Mais carente de mim teu coração se sente.
Estamos tão dentro de nós que não percebemos
Este nosso amor em um só espírito, em um só corpo...
Em um só coração que bate por nós dois.
“NOTURNO”
Essa lembrança que me acompanha
É de uma dimensão tão estranha
Que não procuro compreende-la.
Vem em tamanho “CinemaScope”,
Ao sabor noturno de um bolero qualquer.
Whisky e Guaraná …Cuba Libre... Hi-Fi...
Que se misturam em um odor de Alfazema e Lancaster no ar.
É uma saudade marcante, uma quase dor distante
Que teima madrugadamente , assim, impunemente
Em cantar versos que me fazem dormir.
Quando se anuncia , apodera-se de meus pensamentos
E de mãos dadas adormece ao meu lado.
Essa lembrança sem tamanho
Faz-me bem..., mas por vezes me estranho...
Sinto em vão dois perfumes se beijando
Exalando imagens distantes que jamais voltarão.
Essa lembrança sem limites
É do tamanho exato deste meu coração,
Que se fez amante do tempo,
E me trai covardemente com o presente
Que teimo em não aceitar !
“CERTEZA”
Quero-te como quero em todas as manhãs
O vento frio penetrando em meu quarto
E despertando-me em sensação de saudades.
Quero-te como quero um jardim constante
Exalando dos meus poros
O odor da vida e da perpetuidade.
Quero-te como o impossível preso em minhas mãos
Para fazer de ti o motivo eterno de meus sonhos.
Quero-te como quem quer somente para si,
O abraço maior de todas as emoções.
Quero-te assim, acordando-me sempre
Deste meu sonho, em sua breve chegada.
“ESTRADA”
Às vezes também duvido
Deste sentimento incontido
Que vaza do meu coração.
Se te causa espanto
A sonoridade de meu canto,
Não fuja, te peço...
Deste amor confesso
Que nos une tanto
Apesar do carinho distante
De nossas mãos!
Se a força de nossas palavras
Nos aproxima,
E coloca nossas almas
Em um mesmo corpo,
São frases do divino
Escritas na estrada do destino
De nós dois!
Teu olhar faz-me prisioneiro de meu passos,
condenando-me a sorrisos mudos
que se perdem dentro da escuridão de minha alma.
Teu olhar censura-me,fazendo-me refém de meus gestos e palavras.
É uma mistura de anjo e demônio aprisionando meus pés,
ditando leis ao meu coração, como se o amor fosse tua posse.
Esse teu olhar afasta-me de outros olhos,
negando-me outros corpos sedentos de afeto e carinho que tenho a oferecer.
Teu olhar,malicioso,interdita minha visão,
bloqueia meus caminhos e derrama espinhos por onde eu possa passar!
Meu olhar outrora desobediente,
se curva diante a novos horizontes e recolhe minhas pálpebras em um descanso quase fúnebre... profundo.
Olhares outros, estupefados com minha conduta,
procuram em vão a compreensão desta minha-nossa fuga e covardia.
Quisera poder negar a inércia desta voz presa em minha garganta,
e condenar teu nome, livrando-me de vez de tuas garras,
prisioneiro deste profano só possível amor em toques insanos e solitários por debaixo dos panos !
Desconverso quando alguém pronuncia teu nome .
Esta prisão em liberdade,
sobrevive em razão da espera de tua sentença :
-Também Te Quero !
Adaptação de Gilberto Vaz de Melo
************
"CITAÇÕES"
Quero-te em frasco
inteiro sarando de vez a inquietude de minha alma.”
************
Se quem trai não sente remorso , o coração ferido deve responder acima de sua dor."
************
"No amor, nada mais me inquieta.
São tantos os abismos , atalhos ruas e vielas
Mentiras e imprevistos, que o susto rendeu-se de vez à minha indiferença !
Hoje no amor, o que de fato me assusta é a fidelidade daqueles que se amam por completo. "
************
"Ainda acredito no amor por inteiro.
Se é utopia para muitos é uma certeza para mim.
Prefiro o sonho possível à solidão eterna pela descrença."
************
"Alimentar-se de um falso amor é ilusão ou bipolaridade.
Uma é questão de opção, outra, de total desequilíbrio da razão."
************
" Duvide quase sempre, das palavras de amor ditas sob o efeito do álcool.
A alma pode estar embriagada e o coração mais bêbado ainda. "
************
" Talvez se viva o mais intenso dos amores, como também a mais perigosa das paixões.
O pior é se contentar a viver a mais cruel solidão. "
************
" Faça de seu coração e de seu corpo , o seu porto seguro.
A Tempestade e a nebulosidade são parceiras da conivência. "
************
" Não existe música triste. Existem almas tristes. "
************
" DEUS envia-nos recados todos os dias.
É um aperto no peito... um calafrio no ventre ... um incômodo qualquer.
Algo assim, que do nada incomoda nossa alma.
Uma dor inexplicável...
e uma sensação de silêncio jamais sentida!
Não negue ou evite seus sinais.
Compreenda-os, apegue à sua fé e se fortaleça."
" Por necessidade ou por uma migalha de amor que lhe restou,
pessoas se contentam em sobreviver covardemente
com seus mais intensos sentimentos e desejos
aprisionados a um coração que não mais lhe pertence."
************
" No prazer não cabem dúvidas e muito menos arrependimentos."
************
" Se o “DIA” desconfiasse de sua insignificância diante da palavra MÃE,
ele se negaria a representa-la.
MÃE não tem rima, não hora, não tem momento, não tem mês e não tem ano.
É a MÃE de todos os dias. "
************
“Pessoas” possuem um desejo tão mórbido de aparentar o que não são,
que se denunciam e se condenam "despercebidamente" por inteiras.
São infiéis aos seus desamores,às suas frustrações... seus desencantos e à sua própria infelicidade.
Mas fiéis ( e como são ! ) , na arte trágica de enganarem almas
e corações puros desprovidos de maldades.
São as mais infelizes das criaturas humanas,
que estampam em seus sorrisos a arte mágica do ilusório.
São as mais infelizes das criaturas humanas,
que estampam em seus sorrisos a arte mágica do ilusório.
************
"Não me julgue precipitadamente sem saber da realidade de minha alma.
Não tire conclusões que na verdade em nada dizem respeito ao meu coração.
Não perca seu tempo comigo se seu julgamento segue conceitos já pré-estabelecidos.
Não creia que a minha estrada tenha sido diferente da tua .
Também colhi e ainda colho os mesmo espinhos que tanto ardem quando adormeço minha vida em meu travesseiro."
************
“Quem estaria em sã consciência dispostos as nos entender ?
Alimentamos almas e corações que não sentem ,
mas tão somente identificam-se com as mais diversas variantes de nosso humor.
Somos na verdade loucos e santos a procura de nosso autor predileto
que possa escrever a peça final de nossas vidas !
Talvez tenhamos bilheteria, ou tão somente coadjuvantes de uma vida
que poucos entenderam ou levaram a sério.
Com certeza, tão somente a ilusão, sentada na plateia em sua cadeira vazia, estaria a nos aplaudir
freneticamente ! “
************
“Toda traição a dois é premeditada...silenciosa...consciente ...maliciosa .
Inexplicável ! É liberdade e prisão. Alívio e tensão.
É o céu e o inferno !
Não há culpados !
É corpo de anjo e do diabo numa sonhada mesma morada."
************
"Se pequenas atitudes de quem mais amamos nos são esquecidas,
o que será do amor maior que esperamos desta pessoa?"
************
“Ouvidos que não nos pertencem costumam ouvir palavras até mesmo em nosso silêncio.”
************
“Vivemos infelizmente em uma sociedade onde as pessoas abusam
demasiadamente dos artifícios da maquiagem,
mas se esquecem do RETOQUE final em seus lábios...
seus rostos e suas almas, chamada: vergonha na cara.”
************
“Não nasci com o DNA da corrupção política.
Aprendi no ceio familiar, em boas e decentes amizades....
academicamente...e muito mais no dia a dia de
minha vida, que, queiramos ou não,
política é uma ciência sociológica e, assim deve ser gerida.
Infelizes daqueles que se rendem passivamente
às suas necessidades primárias, e aceitam a hóstia das
indiferenças, e, silenciosamente, sub-julgados ao final de cada mês,
se contentam em satisfazerem tão somente seus ávidos umbigos.”
************
"A lucidez por vezes nos infantiliza.
Vemos Anjos onde, disfarçadamente presenciamos somente Demônios."
************
“O falso abraço de pesar no “reconhecimento” após a morte, vem acompanhado
com as mais prostitutas das lágrimas e sentimentos.”
************
"Felicidade e infelicidade são irmãs inseparáveis.
Os riscos são idênticos e só quem disponha a
enfrentá-las é que poderá assumir seus riscos.
No mais é o inconformismo eterno pelo medo,
ou a felicidade infinita pela convicção.
Não cabe uma terceira opção. "
*************
“Uns se rebelam, outros se conformam.
Talvez minha rebeldia jamais tenha alcançado a palidez da
covardia alheia.
Uns criam seus próprios sonhos,
outros se alimentam da concretização dos sonhos alheios.”
************
"Em minha sã e plena consciência,o que mais tenho pavor neste mundo
são pessoas de mau caráter e de conversa fiada."
************
"Em todo e qualquer sentimento de culpa existe uma segunda pessoa.
Se o perdão é inaceitável, a vingança não lhe permite
e as lembranças não lhe saem da cabeça,
esta segunda pessoa não mais existe
e a culpa é tão somente sua. "
************
“Pelo andar da carruagem chegará o dia em que ter dignidade e moral será falta de caráter.”
************
“Chato na vida da gente é quando o chato maior se apodera de nós
e passamos a nos sentir o mais chato dentre todos os chatos existentes.
Que chatice terrível sermos chatos de nós mesmos .” !
DEFINIÇÃO DE UMBIGO: "Herança da dor de um amor eterno. Cicatriz que por obra divina jamais se fecha !" (Gilberto Vaz de Melo)
“Só quem já passou por diversas tempestades, saberá enfrentar os mais terríveis furacões.” (Gilberto Vaz de Melo)
"Carinho tolo! Se fez de bobo em nossa "existência". Salivas de mentira, retidas em tua boca para um corpo chamado AMOR ! "(Gilberto Vaz de Melo)
"AMOR TEM QUE TER CHEIRO DE DESEJO. INSISTIR EM UM SENTIMENTO SEM PRAZER,É USAR PERFUME SEM ODOR. "(Gilberto Vaz de Melo)
"O pior dos DESENCANTOS, é perdermos o ENCANTO, por pessoas que tanto nos ENCANTAVAM. " (Gilberto Vaz de Melo)
"QUEM ATRACA SEU BARCO EM UM MAR REVOLTO,NÃO PODE LAMENTAR AS CONSEQUÊNCIAS DA TEMPESTADE ! "(Gilberto Vaz de Melo)
"Nem sempre o vento que retorna por nossa face,será o mesmo suave vento que um dia já passou !" (Gilberto Vaz de Melo)
"O ERRO É GIZ NO QUADRO NEGRO DA VIDA. NO AMOR,É CICATRIZ QUE FICA , POIS JAMAIS DEVERIA TER SIDO ESCRITO! " (Gilberto Vaz de Melo)
"O ABRAÇO DE FÉ,NÃO É TÃO SOMENTE DOIS CORPOS SE TOCANDO.SÃO DUAS ALMAS PENETRANDO EM UM MESMO CORAÇÃO. "(Gilberto Vaz de Mello)
"PELO SIM PELO NÃO,PREFIRO A DÚVIDA. NA CERTEZA DO SILÊNCIO,JAMAIS SAIRÁ DE NOSSAS BOCAS UMA INVERDADE. " (Gilberto Vaz de Melo)
"O malquerer tem sabor: é FEL na boca de quem nunca teve os lábios molhados de Amor !" (Gilberto Vaz de Melo)
"Por sobre teu corpo ilusório,tatuei o mais belo poema de amor que meus lábios jamais conseguiram declamar ! "(Gilberto Vaz de Melo)
"Quem hoje se sente purpurina, amanhã pode virar confete. "(Gilberto Vaz de Melo)
"O verdadeiro amor jamais acaba.Tão somente adormece. "(Gilberto Vaz de Melo)
"QUEM MUITO SE INCOMODA COM O SUSSURRO ALHEIO,DÁ POUCO VALOR AO SEU SILÊNCIO." (Gilberto Vaz de Melo)
"ONDE NÃO HÁ ESPAÇO PARA PESSOAS A QUEM AMO, DISPENSO O ASSENTO A MIM RESERVADO. "(Gilberto Vaz de Melo)
"Os hipócritas e moralista escondem seus"desejos e verdades"em suas próprias palavras...suas faces!" (Gilberto Vaz de Melo)
“SAUDADE SÃO ECOS DE VOZES PERPÉTUAS DENTRO DE NÓS, DE ALGUÉM QUE AMAMOS E QUE JÁ SE FOI.” (Gilberto Vaz de Melo)
"Somente quando duas almas se unem por inteiro, em uma eterna cumplicidade, podemos definir o AMOR. "(Gilberto Vaz de Melo)
"Em um belo rosto, num corpo perfeito, pode estar presente a FLACIDEZ do amor envolto em puro "desejo" que não resiste ao passar do tempo ; enquanto a RIGIDEZ do AMOR, sempre estará presente em dois olhares, dois sorrisos ,duas cumplicidades...dois corpos que jamais envelhecem." (Gilberto Vaz de Melo)
"Ouvi dizer" é vocabulário de pessoa sem assunto. COVARDE quem diz, VULGAR quem acredita! (Gilberto Vaz de Mello)
“Todo ATEU é um SANTO devoto de Deus na hora da Morte.” (Gilberto Vaz de Melo)
"Tem gente por aí discutindo consigo mesmo e ainda consegue perder a discussão!" (Gilberto Vaz de Melo)
"A SALIVA DE TUA BOCA CONTINUA A ESCORRER POR MINHA GARGANTA,COMO O ÚNICO ALIMENTO A ME DAR PRAZER. " (Gilberto Vaz de Melo)
"A pessoa que ainda não encontrou o amor de sua vida, certamente anda frequentando os lugares errados. "( Gilberto Vaz de Melo)
"AMOR PELA METADE É QUE NEM MEXIRICA.DEPOIS DO ÚLTIMO GOMO,O BAGAÇO SEMPRE SOBRA PARA ALGUÉM. " (Gilberto Vaz de Melo)
"Minha taquicardia,a cada dia pior fica. E quanto pior melhor me sinto.Quanto mais incomoda mais perto de você eu fico ! "(Gilberto Vaz de Melo)
“Na política, a mesma ROSA que hoje lhe perfuma, pode ser o PUNHAL que amanhã lhe sangra.” (Gilberto Vaz de Melo)
"Servir ao outro, quando o carente é si mesmo, não se fala em bondade, e sim em doação do próprio AMOR ! " (Gilberto Vaz de Melo)
"É TANTA CARNIÇA SOBRANDO EM BRASÍLIA,QUE URUBUS ESTÃO MORRENDO DE CONGESTÃO. " (Gilberto Vaz de Melo)
